Fiquei muito tempo sem escrever nada sobre Bolsa de Valores por aqui porque, sinceramente, eu senti que postei tudo que sei. O que compartilhamos nos últimos textos de Renda Variável já é o bastante para começar a investir seguindo a filosofia mais fácil de investimento na bolsa de valores (Buy & Hold). Mas hoje eu lembrei de algo bem interessante e vou compartilhar com você.

Veja esta imagem:

Screen Shot 2020-04-27 at 15.56.08.png
Número de ações das empresas e negócios por dia. (Fonte: Bastter.com)

Veja no lado esquerdo a comparação entre o número de ações ON das empresas e quantas foram negociadas em um dia. Se não me engano essa imagem foi atualizada pouco antes do primeiro Circuit Breaker de 2020. Hoje, os números continuam similares.

O caso mais interessante que eu vejo é a Petrobrás. Com certeza é a ação com maior liquidez na bolsa brasileira e com maior peso no ibovespa, mesmo assim seu volume de negociação corresponde à apenas 0,12% das ações totais. Ou seja, aquele pânico de “tá todo mundo vendendo!”, “Vai falir!”, “Preço tá despencando por causa do petróleo!”, “Fundo XYZ tá vendendo 10.000 ações, vai desabar!” nada mais é do que 0,12% das ações sendo vendidas e compradas. As outras 99,88% continuam quietinhas com os sócios de verdade da empresa.

Outra informação relevante que eu vejo nessa imagem são os dos bancos Itaú e Bradesco, muitos veem os bancos como as melhores empresas para investir no Brasil, pois há baixíssima concorrência e nosso país tem histórico de juros altos. Note que apenas 0,01% e 0,07% negociam suas ações em um dia normal. Os sócios de verdade, com 99,99% e 99,93% das ações respectivamente, ficam lá quietinhos sem nem ligar pra cotação, enquanto muitos se estressam, acabam com a saúde, destroem famílias e patrimônio para ir atrás de migalhas.

O título da imagem e o título dessa postagem resumem perfeitamente como você deve encarar a bolsa, como nada. Ela é apenas um mecanismo de aumento de patrimônio no longo prazo, dentre vários outros disponíveis para todos nós. Saúde, família, trabalho, amizades e relacionamentos são muito mais importantes do que bolsa de valores.

Veja também o ensinamento de Peter Lynch, um famoso investidor e gestor de fundos de investimento norte-americano: O mercado deveria ser irrelevante. E ainda cita Warren Buffet, mostrando como tem gente fazendo estupidez na bolsa e outros se aproveitam desta estupidez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s