Desde a publicação que falei sobre a queda da bolsa te afetar, creio que ela já tenha passado por uns seis Circuit Breaker (quando ela desvaloriza mais de 10% em um dia) e tenha caído uns 30% a 35%. Tudo bem ficar preocupado agora, mas continue cauteloso. O impacto das decisões que você está tomando agora com relação aos seus investimentos é muito alto.

A volatilidade está imperando nas últimas semanas nas bolsas de todo o planeta, um dia os mercados caem 15%, no outro sobem 9%, depois caem mais 12%, depois sobem 7%, e por aí vai. Cada dia é uma emoção diferente para quem fica acompanhando cotação e notícias. Grupos de Telegram, Facebook e WhatsApp de investidores na Bolsa estão à beira da loucura coletiva. Aqueles que deixaram a reserva de emergência em Ações e FIIs estão em pânico achando que eles iriam subir pra sempre. Até mesmo quem deixou a Reserva de Emergência no Tesouro Selic está preocupado, pois em momentos de grande turbulência as operações no Tesouro são suspensas.

Resultado de investimento sem estudo e preparo, muito achavam que a bolsa iria subir pra sempre. Esquecendo que a Renda Variável varia pra cima e pra baixo. A boa notícia é que, no longo prazo, as boas empresas continuarão gerando valor para clientes e acionistas, continuarão gerando lucros, pessoas irão continuar comprando e adquirindo serviços. Foi assim na crise de 1929, na 1ª e 2ª Guerra Mundial, na Crise dos Mísseis de Cuba, na Guerra do Golfo, na Crise das pontocom, no 11 de Setembro, na Guerra do Iraque, nos ataques de Antrax via correios, no SARS, na gripe aviária e suína, na crise dos subprimes de 2008, no Ebola, e no assassinato do General Iraniano em Janeiro deste ano (lembrava dessa?). Nessa crise não será diferente, enquanto estamos na tormenta parece que ela nunca irá terminar, mas ao dar um passo pra trás veremos que ela irá passar e será apenas uma lembrança no futuro.

Ou isso, ou todos morreremos nos próximos 2 ou 3 anos. Aí seus investimentos não valerão mais nada.

Muito mais importante do que seus investimentos agora é simplesmente fazer a sua parte para estancar a proliferação do novo vírus, quanto mais nos cuidarmos e seguirmos as orientações dos órgãos competentes (e não dos “grupos de zap”), mais rápido essa crise irá passar.

Infelizmente, vivemos em uma cultura de criação de pânico na internet em busca de cliques e assinaturas de sites, onde notícias falsas são propagadas e, quando desmentidas, têm apenas uma pequena nota de rodapé, irrelevante diante do estrago por onde já passou. Pessoas terminam com sua saúde mental deteriorada por conta de tanto alarde, ao invés de usar as energias para cuidar da família e manter-se saudável.

Seus investimentos têm tudo para se normalizarem no longo prazo, eu espero que esse período de alta volatilidade te ensine que o mercado não está nem aí para o que você acha e nem aí pros seus planos. Muitos compraram ações no primeiro circuit breaker, mal sabiam que mais cinco iriam acontecer (pelo menos até agora), e estão gastando todas as reservas em Renda Fixa (essencial nesse período volátil) para comprar ações. Eu pergunto: e se o iBovespa cair 85% e chegar nos 10 mil pontos daqui a 2 meses? Vai aguentar? Toda a sua “Reserva de Oportunidade” vai virar centavos em um período crítico de crise e você não terá de onde tirar dinheiro se uma emergência real acontecer. E acredite, ela irá acontecer no pior momento possível, a vida é assim.

Se você já aporta mensalmente e não se sentir seguro em aportar agora, não tem problema nenhum. Diminua ou até mesmo pare de aportar, sua saúde é mais importante agora. Pense nisso, seja humilde e extremamente cauteloso nos seus investimentos neste momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s