Ao ler os demais textos sobre Renda Variável que postamos ao longo dos últimos meses, acreditamos que você já tem uma excelente base de conhecimento para começar a ser sócio de boas empresas. A questão que resta é: como é que você vai ganhar dinheiro com ações?

Você já aprendeu que o dinheiro em ações não está na operação de compra e venda, e sim na compra de boas empresas, aportes mensais consistentes e na espera (muitos anos) para elas se valorizarem e usufruir do dinheiro no futuro. Isso é o básico, claro que ninguém consegue prever o futuro, então reduzimos o risco do investimento diversificando nosso patrimônio em várias empresas. Para leigos como eu e você, é muito melhor ter medo de perder dinheiro na bolsa do que ter a gananância dos ganhos arrebatadores. Por isso que é importantíssimo diversificar.

E já que deve-se apenas vender ações de empresas que ficaram ruins ao logo do tempo, como você irá ganhar dinheiro se não vender as ações que tem?

Para ajudar a explicação, você pode pensar em Ações como imóveis. Através de imóveis, você pode ganhar dinheiro de duas maneiras:

  • Alugar e receber proventos todos os meses de ocupação;
  • Vender o imóvel, que normalmente pode ser considerado como reserva de valor tendo seu preço ajustado pela inflação continuamente.

Com ações é a mesma coisa, é possível:

  • Receber proventos periodicamente, como Dividentos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP);
  • Vender as ações.

Receber dividendos/JCP é a maneira mais comum de “viver de renda” na bolsa de valores. Eles são uma forma da empresa distribuir dinheiro do Lucro Líquido da empresa para todos os acionistas. Esse dinheiro não cai do céu, ele é automaticamente descontado do preço da ação e o dinheiro cai na sua conta da corretora na data de pagamento. Muitos inciantes começam na bolsa de valores atrás das empresas que mais pagam dividendos (têm o maior Divided Yield, ou DY), mas mal sabem que empresas com alto DY pode ser uma luz amarela na saúde da companhia.

Alto DY significa que a empresa está pagando grande parte do seu lucro para os acionistas e sobra pouco dinheiro para reinvestir em si mesma. Podendo, no logo prazo, ser danoso para suas operações. Claro que isso não é sempre verdade, empresas grandes, com alto market share e já consolidadas em seus respectivos setores, costumam ter DY mais alto por não ter mais para onde crescer e preferem distribuir os seus lucros.

É importante saber que considerar apenas dividendos como um fator para ser sócio de uma empresa pode não ser uma decisão muito inteligente. Ao diversificar em boas pagadoras de dividendos e em empresas de crescimento (aquelas que retêm mais lucros para reinvestimento) já diminui bastante o risco da sua carteira.

Vale notar que empresas que distribuem poucos dividendos atualmente e que usam a maior parte do lucro para reinvestir podem distribuir muito mais no futuro.

O mais sensato a se fazer é somar todos os dividendos recebidos no mês com os seus aportes mensais e reinvestir em boas empresas. Fazendo isso, você já irá aumentar o número de ações que comprará todos os meses, fortalecendo os juros compostos ao longo do tempo. Não é necessário reinvestir os dividendos recebidos na mesma empresa, dá muito trabalho e requer muito controle. Simplifique sua vida e junte os dividendos com os aportes convencionais e você já garantirá mais juros ao seu favor.

A outra maneira de ganhar dinheiro com ações é na venda. Mas não é na venda em um intevalo de horas, dias, meses ou anos. E sim de décadas. Quando você estiver já pensando em parar de trabalhar e deseja viajar 6 meses pela Europa e Ásia, qual o problema de vender uma ínfima parte do seu patrimônio? Digo “ínfima” porque você já construiu esse patrimônio em 30 a 35 anos de aportes mensais e crescentes. A menos que haja uma catástrofe mundial, você será um milionário nesta fase da vida.

Particularmente, não vejo problemas em vender suas ações, de maneira responsável, para realizar algum sonho. É pra isso que investimos.

É sempre bom lembrar que nossos investimentos estão lá para nos servir, e não ao contrário. Investir seu dinheiro é uma pequena, porém importante, parte da sua vida, use o seu tempo de maneira mais inteligente: se profissionalizando, aumentando a sua renda, cuidando da sua saúde e da sua família.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s