Já comentei nos últimos artigos da nossa série sobre Renda Variável a importância de ser sócio de boas empresas e, principalmente, de continuar sócio ao longo do tempo. Para isso, é necessário realizar um filtro das empresas listadas na bolsa de valores. Hoje vou te mostrar os primeiros passos para saber se uma empresa é boa ou ruim de acordo com seus números divulgados anualmente.

Atenção: Esse artigo não é indicação de compra e venda de ações. Todos os nomes das empresas foram omitidos e todos os dados foram retirados gratuitamente do portal Pense Rico.

Após a sua avaliação pessoal e subjetiva de empresas, você pode passar para uma análise quantitativa com dados disponibilizados gratuitamente na internet. Lembre-se: empresas listadas na bolsa devem divulgar seus dados publicamente a cada trimestre.

O primeiro valor que eu olho em uma empresa é o lucro líquido, que consiste na Receita (quanto de dinheiro entrou no caixa da empresa) subtraído das Despesas (quanto saiu do caixa da empresa, seja gastos regulares, importos, causas judiciais, etc.). Lucros crescentes e/ou consistentes é um sinal de que a empresa é excelente para ser sócio, mas será necessário verificar outros números para confirmar tal constatação. Já se a empresa não tiver lucros consistentes ou preuízos, pode esquecer e partir pra outra. Veja o gráfico abaixo:

Screen Shot 2020-01-22 at 21.06.02.png
Gráfico de lucros/prejuízos anuais de uma empresa listada na bolsa (Fonte: Pense Rico)

Note o quão inconsistente é esse gráfico, vários anos seguidos de prejuízo e um ano de lucro (provavelmente lucro de alguma venda de patrimônio). Empresa que dá prejuízo está fadada a fechar as portas e acabar com o dinheiro dos acionistas. Fuja de empresas assim.

Screen Shot 2020-01-22 at 21.08.11.png
Gráfico de lucros anuais crescentes de uma empresa listada na bolsa (Fonte: Pense Rico)

Veja como os lucros de uma boa empresa se comporta ao longo dos anos. Nenhum prejuízo desde 2011, lucros em uma curva crescente ao longo dos anos. Uma empresa como essa só se valoriza no decorrer do tempo, pois a cotação segue os lucros no longo prazo.

Screen Shot 2020-01-22 at 21.11.54.png
Gráfico de lucros anuais consistentes de uma empresa listada na bolsa (Fonte: Pense Rico)

A imagem acima mostra uma curva de lucros crescentes até 2017 e queda nos anos seguintes. Isso pode acontecer e é completamente normal, empresas passam por momentos difíceis e momentos de expansão. No caso de empresas assim, você deverá ser capaz de analisar outros indicadores, não apenas o lucro líquido.

Outro indicador bastante importante que indica se uma empresa é gerida de maneira responsável é a Dívida Líquida. Basicamente, é a quanto a empresa tem que pagar de dívidas subtraída do valor no caixa da empresa. Vale salientar que dívidas nem sempre são ruins para as empresas, elas têm taxas de juros bem menores que Pessoa Física e conseguem fazer investimentos com retorno mais alto do que os juros das dívidas. Resta para o sócio saber se a dívida está controlada ou não. Veja a imagem abaixo:

Screen Shot 2020-01-22 at 21.16.31.png

Veja que esta empresa contraiu várias dívidas no ano de 2019. Provavelmente, ela se endividou para criar algum projeto novo que terá retorno para o acionista ao longo dos anos. Isso é, obrigatoriamente, ruim? Não. Determinados setores (Utilidade Pública, por exemplo), têm receita garantida por vários anos por causa das licitações vencidas e as empresas conseguem contrair dívidas com relativa tranquilidade para quitá-las ao longo do tempo.

Screen Shot 2020-01-22 at 21.18.52.png

Esta outra empresa tem o que é chamada de “Dívida Negativa”, isso significa que ela pode pagar toda a dívida com o dinheiro em caixa e ainda sobrar. E por que ela não paga a dívida logo? Como eu disse acima, às vezes o dinheiro que ela conseguiu com a dívida gera juros mais altos do que os juros, através de seus projetos internos, do que o da dívida.

De maneira geral, é bom evitar empresas que têm dívidas crescentes. Há excelentes empresas que têm a dívida relativamente alta e crescente nos últimos 2 ou 3 anos, mas deixe essas aí para quem já é sócio de outras empresas com dívida controlada e baixa. Se você for iniciante, evite-as.

Esses dois indicadores são fundamentais para começar a entender o que é uma boa empresa em números. Aproveite que o site de onde peguei esses dados é totalmente gratuito e veja se as empresas que você pensa em ser sócio (ou já é sócio) têm esses valores consistentes e equilibrados.

Nos textos seguintes, continuaremos a falar de alguns indicadores bem interessantes. Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s