No último artigo de 2019 você aprendeu a importância de ser sócio de boas empresas ao comprar ações através da bolsa de valores. Hoje vou te mostrar qual é o melhor momento para usar seu precioso dinheiro para comprar sua parte nas empresas.

Vale lembrar que colocar dinheiro em ações não é loteria, nem cassino, e nem é Banco Imobiliário. Pessoas de verdade usam dinheiro de verdade para comprar e vender ações todos os dias de operações. Cada uma daquelas empresas listadas no seu home broker luta diariamente para fabricar e distribuir seus produtos, realiza pesquisas para gerar diferencial no futuro, atende clientes, investe em expansões, contrai e paga dívidas, contrata e demite funcionários. Elas não são meros números na tela do seu computador.

Saber disso é um importante passo para criar a mentalidade de sócio.

Para sobreviver na bolsa de valores no longo prazo, é muito importante que você seja sócio de boas empresas, que são aquelas que geram valor para os acionistas e consumidores no longo prazo. Como saber se uma empresa é boa?

Primeiro, uma empresa boa para mim pode não ser boa para você. O primeiro critério para definir se uma empresa é boa para você é se você concorda com o que ela faz. De que adianta ser vegetariano/vegano e ser sócio de empresas de proteína animal? Ou ser um defensor do uso de energias renováveis e ser sócio de empresas de exploração de petróleo?

As empresas têm que ser compatíveis com a sua filosofia de vida.

Há algum tempo, uma deternimada empresa era considerada numericamente como uma das melhores da bolsa brasileira. Lucros crescentes, dividendos constantes e margens altas. Porém havia um pequeno detalhe: era uma fábrica de cigarros.

De que adianta odiar fumo/cigarro ou ser preocupado com a saúde pública se é sócio de uma empresa assim só por causa do dinheiro? Vai totalmente contra sua filosofia de vida.

Após este primeiro passo, você irá analisar as empresas que apresentam os melhores números e indicadores (veremos mais sobre isso em artigos futuros) e, finalmente, irá comprar a sua fatia na sociedade.

No momento em que escrevo este texto, o iBovespa está em torno de 116 mil pontos. Um valor considerado alto por alguns, resultando em ações “caras” deixando muitos futuros investidores de fora de boas empresas apenas baseado no preço da ação.

Screen Shot 2020-01-08 at 20.00.23.png
Gráfico do ibovespa desde 2006 (Fonte: Google)

O gráfico acima mostra a variação do ibovespa desde 2006, quem fica de fora nas épocas consideradas “caras”, mal sabe que as ações vão ficar “mais caras” ainda no futuro. Porque isso acontece? Por que as empresas boas continuam crescendo, gerando lucro e valor para os acionistas, a tendência é que o preço de suas ações sejam cada vez maiores no longo prazo por causa dos lucros crescentes.

É importante aprender que sócio deve querer comprar ações das suas empresas cada vez mais caras. Isso significa que as empresas estão se valorizando no longo prazo. Se você comprar cada vez mais barato, a ação vai estar desabando e valerá centavos dentro de alguns anos, diminuindo o seu patrimônio.

Eventualmente, haverá períodos de crise no mercado e os preços das ações irão cair. Nesses momentos é muito importante continuar trabalhando e aportando mensalmente seu dinheiro em boas empresas. A boa notícia é que você comprará mais ações com seus aportes mensais, já que os preços caíram. No longo prazo, você terá mais ações por causa dessas quedas do que se a cotação crescesse em linha reta.

Veja que o melhor hora para ser sócio de boas empresas é agora. Não é quando os preços caírem, nem quando a crise vier. Fazendo pequenos aportes mensais em boas empresas vai gerar compras de mais ações em períodos de crise e mais valorização quando o mercado voltar ao normal. Lembre-se que crises são cíclicas, elas vêm e vão. Quando estamos nela parece que nunca vai acabar, mas acaba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s