A coitada da Poupança nunca foi tão judiada. É considerada como o “pior investimento” do Brasil por todos os analistas, jornalistas e “especialistas de mercado”. Porém, hoje eu venho propor uma reflexão e alguns pontos positivos de investir na Poupança.

Não tem como refutar, o rendimento da Poupança no momento em que escrevo este texto é bem baixo, apenas de 3,5% ao ano, o que dá, aproximadamente 1% de juros reais em 2019. Com pouco esforço já é possível obter retornos 30% maiores no Tesouro Direto e em aplicações de risco similar via corretoras e bancos digitais.

Mesmo que isso isso pareça um motivo crucial para você não usar a Poupança, importante você saber que há fatores mais importantes do que taxa de juros em investimentos: risco, facilidade de entendimento, liquidez, incentivos fiscais e volatilidade, só para citar alguns.

Assim como todos os outros investimentos disponíveis no mercado mundial, a Poupança tem pontos fortes e fracos. Cabe a você avaliar cada um deles e decidir se vale ou não à pena investir o seu dinheiro. Você já sabe que ela não tem alto rendimento, que pode até perder para a inflação. Vou te mostrar agora o outro lado da moeda, o lado positivo de investir na Poupança.

  • Investimento inicial baixo:

Não há valores mínimos para abertura de Poupança, também não há valores mínimos para seus aportes. Você pode abrir uma Poupança com R$2,00 se desejar. É o investimento mais democrático do mercado brasileiro, bastando ter apenas uma conta em algum banco. Vale lembrar que a Poupança funciona exatamente do mesmo jeito em qualquer banco.

  • Não há taxas de administração nem Impostos

Diferentemente de Fundos de Investimento oferecidos no mercado, não há cobrança de taxa alguma na Poupança. Muitas vezes os bancos grandes oferecem Fundos de Investimento (os famosos “Fundo DI”) com taxas altíssimas (3,5% ao ano do total investido), deixando a rentabilidade abaixo da Poupança. Além de ter incidência de IR a cada 6 meses (come-cotas) e também nos saques.

  • Não tem data de vencimento

Diferentemente do Tesouro Direto e títulos privados, não há prazo de vencimento para aplicações na Poupança. Você pode passar a sua vida inteira com dinheiro neste investimento sem fazer qualquer resgate.

  • Altíssima liquidez

Você pode retirar o seu dinheiro da Poupança a qualquer momento através do app no seu celular, de caixa eletrônico, internet banking, etc. A qualquer horário, o dinheiro estará na sua conta corrente imediatamente. Sendo extremamente útil para ter uma parte da sua reserva de emergências. Lembre-se que o Tesouro Selic necessita de um dia útil para o dinheiro estar na sua conta.

Veja que realmente não há o investimento perfeito, cada um tem pontos fortes, fracos e situação ideal para se investir. Cada um deve ser capaz de saber onde melhor investir seu dinheiro de acordo com os objetivos, quantidade de dinheiro e aversão a riscos.

Não deixe que analistas e especialistas formem a sua opinião baseada em apenas um lado da história. Eles têm os próprios interesses para você não investir em determinados produtos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s