Esses dias, meu melhor amigo me falou uma coisa que me deixou bem impressionada. Ele comentou sobre o significado e efeito da palavra “ignorante”, e isso nos rendeu uma conversa que me marcou muito.

Nós estávamos falando sobre o poder do conhecimento e de como se abrir para aprender é fundamental. Acho que esse é um dos nossos assuntos preferidos. É um dos meus, pelo menos.

Lá pelas tantas, ele me falou algo assim:

“É impressionante como a falta de conhecimento é algo quase violento, não é?

Quando alguém é grosseiro, as pessoas dizem “como você é ignorante”.

Mas ignorante significa desprovido de conhecimento, e isso é tão cruel que você é xingado de desprovido de conhecimento quando age de forma rude.”

(Amigo, você foi incrível nessa sua colocação. Aprendi tanto contigo nesse dia.)

Eu percebi imediatamente o peso de todo o valor que dou à obtenção de conhecimento. E analisando agora por uma perspectiva muito mais semântica, tão misturada ao nosso cotidiano que às vezes nem nos damos conta, penso que, por mais que nós jamais sejamos capazes de saber muito sobre tudo ou saber tudo de alguma coisa, qualquer esforço e pequeno passo que nos leve para mais distante da ignorância tem um valor incalculável.

Deixo aqui algumas das vezes em que resolvemos escrever para divulgar e enaltecer exaltar essa força espetacular da natureza chamada conhecimento:

Foi muito bom rever esses textos e perceber o quanto eles mostram sobre a minha trajetória e a de Wagner na busca por aprender, além de perceber o quanto eles são complementares entre si.

Para finalizar, indico um canal muito bom que esse mesmo amigo que me falou tudo isso me indicou: Ciência todo dia. Fiquem ligados que falarei mais no nosso Instagram =)

É isto, busquem conhecimento! E estejam sempre cercados de pessoas que te estimulam a isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s