Você vai cometer erros na sua vida. Não seria diferente nos investimentos, o erro vai acontecer. Investimentos com rentabilidades ruins e sem liquidez, rendimento negativo em ações, investir com insegurança e sem conhecimento, tudo isso servirá de aprendizado se você encarar da maneira correta.

Vou começar o texto com uma passagem do livro “O Investidor Inteligente”, de Benjamim Graham. Tirei esse trecho do capítulo que ele comenta sobre riscos e margens de segurança em investimentos:

A probabilidade de cometer pelo menos um erro em algum momento de sua vida de investimentos é quase de 100%, e essas probabilidades estão inteiramente fora de seu controle. No entanto, você tem controle sobre as consequências do seu erro.

Graham foi um dos maiores investidores da Bolsa de Valores americana no século XX, os seus ensinamentos perduram até hoje através do seu maior aluno, Warren Buffet e também de diversos outros aprendizes e leitores de seus livros. Graham foi o criador da filosofia “Buy and Hold” na Bolsa de Valores e seu principal ensinamento foi investir em empresas baratas, ou seja, aquelas que têm o preço baixo em relação ao valor que geram para os acionistas ao longo do tempo.

Graham gostava de dizer que era como comprar US$1,00 por US$0,40.

Porém, ninguém é capaz de prever o futuro, nem mesmo Graham e Buffet, e sempre há chances dos seus investimentos darem errado, não apenas na Bolsa de Valores.

Um dos meus maiores erros foi retirar boa parte de uma quantia que estava na Poupança e investir em uma Previdência Privada de um grande banco. Só depois de anos dessa “cagada” aprendi que tal investimento era excelente pro banco e péssimo pra mim. Eu queria tirar todo o meu dinheiro de lá o mais rápido possível, mas havia um problema: a regra do Imposto de Renda da Previdência Privada joga contra o investidor, e eu iria pagar 35% só de imposto caso eu retirasse o dinheiro.

No começo achei que era tarde demais, que esse erro iria custar todo o meu futuro financeiro, mas depois vi como fui “sortudo” em reconhecer esse erro enquanto ainda era cedo. Parei de fazer aportes mensais imediatamente nesta Previdência e comecei a construir minha aposentadoria em outros produtos financeiros que considero melhores para mim.

Screen Shot 2019-08-25 at 10.41.09.png
Essa é a tabela do IR da Previdência Privada (Fonte: ANBIMA)

Do mesmo jeito aconteceu quando criei minha carteira de Ações. Por mais que tenha me preparado, estudado, investido com a mentalidade correta para os meus objetivos, cometi erros.

Lembre-se: O mercado não liga para seu estudo, seu conhecimento e seu preparo, ele vai te bater.

O que você faria se visse isso na sua carteira de Ações?

Screen Shot 2019-08-25 at 10.31.29.png
Eita.

Essa imagem mostra o rendimento negativo de 3 ações da minha carteira. A coluna da esquerda mostra o rendimento individual da ação e a da direita mostra o impacto dela na minha carteira como um todo.

Fiquei preocupado? Sim. Porém esse erro me ensinou que ter uma carteira de investimentos diversificada vai diminuir, e muito, o risco de perdas. As outras 9 ações que possuo têm excelentes rendimentos (inclusive uma com 100% de retorno em um ano). Essas rentabilidades negativas são cobertas pelas demais e consigo dormir tranquilamente.

Por causa deste erro, aprendi na pele que diversificar vai me proteger da grande volatilidade da Bolsa de Valores. Por ter um perfil mais conservador, prefiro ter ganhos baixos e constantes do que estar exposto a grandes riscos e ao “sobe e desce” de preços.

A lição que quero te passar é parecida com a que empreendedores iniciantes devem aprender:

Erre cedo e erre barato.

Já que o erro é certeza de acontecer, tenha certeza que você irá perder pouco e cedo, enquanto ainda dá tempo de recuperar. E não se esqueça de sempre tirar uma lição dos seus erros, seja nos investimentos ou não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s