Semana passada quebrei três mitos sobre investimentos que estão muito enraizados na nossa cultura. Hoje venho te mostrar três livros que me ajudaram muito lá no início dos meus estudos sobre investimentos e Educação Financeira.

Todos eles são livros de leitura bem rápida e fácil. Não há inúmeros cálculos de juros compostos, comparativos de investimentos, e nem matemática financeira pesada. Eles mostram muitos ensinamentos que podem mudar a maneira que você enxerga o dinheiro, o trabalho e a sua mentalidade financeira.

1. O Homem mais rico da Babilônia, George S. Clason

Screen Shot 2019-07-21 at 09.33.00.png

O primeiro material que me despertou para a necessidade de investir uma parte dos meus ganhos pensando no futuro. O livro começa falando de um grande fabricante de carruagens chamado Bansir. Ele ganha muito dinheiro mas nunca consegue melhorar de vida porque todos os seus ganhos são usados para pagar contas e se manter vivo (comer, ter um abrigo, etc.). Já seu amigo de infância, Arkad, que não era uma pessoa acima da média intelectualmente, conseguiu se tornar o homem mais rico da Babilônia, mais até que o Rei.

Então, Bansir vai em busca do seu velho amigo querendo conselhos para atingir a mesma riqueza. Arkad fala pro seu amigo vários ensinamentos valiosos que ele aplicou na própria vida para atingir tal riqueza. Fala da importância de se pagar antes de pagar os outros, de poupar o que ganha e, principalmente, sobre investimentos para fazer o dinheiro se multiplicar.

Em apenas 160 páginas, por menos de R$25,00 e após quase 100 anos de publicação, esse livro ainda é muito valioso. Tenho certeza que esta é a base da Educação Financeira que conhecemos hoje. Não deixe de ler este livro.

2. Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki

Screen Shot 2019-07-21 at 09.42.44.png

Robert Kiyosaki ficou mundialmente famoso por escrever este livro, um absoluto clássico que todos os investidores, educadores financeiros e empreendedores já leram pelo menos uma vez na vida. Eu considero que o conteúdo mostrado aqui é “o passo seguinte” do livro O Homem mais Rico da Babilônia. Aqui, a importância da multiplicação do dinheiro é grande enfoque.

O “Pai pobre” do título da obra se refere a pai biológico de Kiyosaki. Uma pessoa que terminou um curso superior, passou a vida no funcionalismo público, mas que passou por muitas dificuldades financeiras na aposentadoria por causa das más escolhas financeiras que fez ao longo da vida. Ele achava que uma pessoa bem sucedida era aquela que estudava muito para conseguir um bom emprego e ter um bom salário.

Já o “Pai Rico” é o pai do melhor amigo do autor. Não terminou o colégio, mas conseguiu fazer muito dinheiro ao longo da vida através do empreendedorismo. O livro mostra as diferenças dos ensinamentos e o resultado das escolhas de cada um deles na vida de Robert e o porquê que eles escolheu ignorar os conselhos do seu próprio pai (com relação ao dinheiro) e seguir os conselhos do pai do amigo.

O livro também mostra vários conceitos amplamente difundidos sobre dinheiro hoje em dia: comprar ativos x comprar passivos, viver de renda, empreender, gastar o dinheiro de maneira inteligente, e por aí vai.

Há algumas poucas seções no livro que são direcionadas para o mercado financeiro e jurídico americano e podem não se aplicar na no Brasil. Mas tenho certeza que 85% do livro se aplica à nossa realidade.

3. Os Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker

Screen Shot 2019-07-21 at 10.17.07.png

Esse livro trata das diferenças entre as mentalidades das pessoas ricas e das pessoas pobres. O autor cita e comenta sobre uma série de “segredos” na maneira de pensar dos ricos que os fazem prosperar e ficarem cada vez mais ricos.

Você notará que todas as diferenças de mentalidade comentadas pelo autor podem ser vistas no seu dia-a-dia. Sempre tem alguém no trabalho, família ou amigos que sempre reclama de qualquer problema da vida, que sentem inveja de pessoas ricas ou ainda acham que trabalhar mais horas no dia é uma boa maneira de ganhar mais dinheiro.

Além disso, o livro mostra a importância de continuar estudando e se autodesenvolvendo, sempre visando o crescimento psicológico e financeiro. Por isso, este é o livro “menos técnico” da lista, você vai aprender diretamente com um empreendedor responsável por abrir (e fechar) uma dúzia de empresas. Ele vai dizer onde acertou e onde falhou com relação ao dinheiro ao longo da sua vida, assim como ensinamentos de outras pessoas ricas que teve contato neste tempo.

Também é uma leitura extremamente rápida e simples, e tem algumas sacadas muito interessantes, até para aqueles que já são investidores.

Você gastará menos de R$90 para ter acesso à quase 100 anos de estudos sobre dinheiro, investimentos e mentalidade financeira relatados por três autores mundialmente famosos e competentes. Ao aplicar os conceitos ensinados sobre estes três livros, o que você gastou voltará pro seu bolso em muito pouco tempo. Sem falar que os resultados podem mudar completamente o destino da sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s