Recentemente, visitei o blog de Seth Godin, autor, professor, palestrante e empreendedor. Um artigo chamado “The avocado principles” ou “Os princípios do abacate” me chamou atenção. Hoje mostro a você como esses princípios do autor podem ser aplicados em qualquer área da sua vida.

Os princípios, segundo o autor, são esses:

  1. Se você esperar até realmente querer um abacate, a feira não terá nenhum maduro. Você precisa comprá-los com antecedência;
  2. Se você comer um abacate que ainda não está maduro, você não vai gostar. E você não terá a chance de aproveitá-lo amanhã, quando seria perfeito se você tivesse esperado;
  3. Se você vive a sua vida baseando-se em recompensas instantâneas e pouco planejamento, você nunca terá um bom abacate ou pagará mais do que deveria a outra pessoa que planejou antecipadamente;
  4. Compre mais abacates do que você acha que precisa, porque os aborrecimentos são sempre maiores do que o custo, então é melhor investir;
  5. Agora que você tem muitos, compartilhe-os quando estiverem maduros. O que vai volta.

O autor finaliza a postagem afirmando:

Se você estiver à frente do ciclo, espere até que o primeiro esteja maduro e sempre se reabasteça antes de precisar de um novo, assim você poderá viver uma vida toda comendo apenas abacates maduros.

Por outro lado, se sua impaciência e falta de planejamento te deixarem para trás do ciclo, você provavelmente irá desperdiçar todos que comerá.

Plante a árvore antes mesmo de precisar da sombra.

Veja que esta simples metáfora com abacates pode ser aplicada a vários aspectos da nossa vida: estudos, investimentos financeiros ou iniciar um novo projeto. O segredo é saber cultivar e cuidar do abacate até que esteja maduro, para finalmente ser consumido.

Veja também a importância de cultivar os seus até o amadurecimento. Muitas pessoas precisam deles e você pode compartilhá-los. Pois na feira não tem abacates maduros, e você poderá provê-los.

Nós brasileiros somos reconhecidos por sermos “improvisadores” e não “planejadores”. Utilizar a nossa criatividade de improvisação, juntamente com um bom planejamento poderá nos garantir uma vida sempre cheia de frutas maduras, sejam para consumo próprio ou para compartilhamento com os demais.

Seth Godin é uma referência mundial do Marketing Digital, tenho certeza que ele ficaria muito surpreso com o que o pessoal de marketing e vendas no Brasil consegue gerar de valor para a população usando apenas a criatividade e improvisação. Eles souberam cultivar os abacates e agora estão compartilhando com os demais. Veja o exemplo do professor Mairo Vergara, que ensina inglês a milhões de pessoas utilizando a internet.

Pense nesses princípios quando estiver iniciando um novo projeto na sua vida. Com planejamento e paciência você sempre poderá desfrutar da sombra.

E não se esqueça: compartilhe quando tiver demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s