Sou a pessoa menos indicada para falar sobre arte. Na época de colégio não gostava de aulas de Literatura nem quando o professor de História analisava as obras de arte das mais diferentes épocas (até no vestibular tinha questões assim). Porém, um dos meus canais favoritos no Youtube é justamente um de análise de arte.

Não estou falando de arte naquele conceito que eu achava tão chato no colégio. Estou falando em analisar cenas filmes famosos, shows de standup, processo de criação de música ou poemas e até mesmo como o atual presidente dos Estados Unidos cria um tweet.

O canal em questão é o Nerdwriter, criado por Evan Puschak. Lá ele posta vídeos analisando detalhadamente qualquer forma de arte, de filmes de super-heróis, até quadros de Van Gogh.

Um dos vídeos que mais gosto dele é a análise da Batalha de Helm’s Deep no filme “O Senhor do Anéis: As Duas Torres”, o meu filme favorito da trilogia. Veja o vídeo abaixo (legendas em português estão disponíveis):

Veja como ele é capaz de explicar uma passagem bastante complexa, que demorou 4 meses para ser gravada, de maneira simples e didática. Não é necessário entender nada de cinema para apreciar esse vídeo.

Outro vídeo bem interessante é a análise dos Dark Patterns, usados por muitos sites e aplicativos para induzir os usuários a fazer alguma ação que possa ser prejudicial a eles e benéfico para quem faz, seja comprar, se inscrever, entrar em uma lista de e-mail, etc. Veja o vídeo abaixo para saber como isso é usado contra você, ele mostra até mesmo a grande dificuldade de deletar sua conta na Amazon:

Assim como física e química, a análise de arte também pode ser muito interessante, basta saber como transmitir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s