O post de hoje é para alertar e comentar sobre uma ferramenta que pode ser a perdição para alguns, mas o benefício de outros quando usada com sabedoria: o cartão de crédito.

A funcionalidade de crédito de um cartão funciona como um “empréstimo”. Você não precisa apresentar o dinheiro naquele momento, deixando para pagar quando a fatura for fechada, o que geralmente significa até um mês depois.

Sendo assim, qual o primeiro risco dessa ferramenta? Isso mesmo, gastar mais do que você realmente tem.

Outra funcionalidade arriscada do cartão de crédito é o parcelamento do pagamento. Um valor que te assusta inicialmente, quando dividido em “suaves parcelas” que parecem sumir em 12 meses, pode perder o efeito de susto e ser facilmente esquecido. Isso implica diretamente no controle financeiro que é a base de sua educação financeira.

É fato que o cartão de crédito é uma boa para aquelas compras urgentes, para diminuir um gasto mensal e tudo mais. A educação financeira não precisa ser tão restrita, o importante é apenas não perder o controle.

Mas como usar sabiamente o seu cartão? Aqui vão as principais dicas:

  1. Ajuste seu limite para um valor que não vai te endividar. Lembre-se que a fatura vai chegar e você precisará ter aquele dinheiro para não ser negativado nem pagar 286% de juros ao ano.
  2. Monitore cada centavo. Aquela conta dividida em 36 vezes também deve estar anotada na sua planilha/caderninho/aplicativo de controle de gastos mensais.
  3. Você pode deixar seu dinheiro investido para ganhar algum rendimento. Se você tiver bastante controle e um limite ajustado com sabedoria, é possível deixar seu lucro do mês investido enquanto faz compras no crédito para ganhar alguns reais a mais naquele mês. Algumas contas de bancos digitais oferecem um rendimento em torno de 100% do CDI. Quem se organiza, aproveita de tudo.
  4. Fique de olho nas taxas. Crédito não é um dinheiro extra que você tem, então você não precisa de mais um gasto pagando taxas altas em um cartão. Pesquise! Muitos bancos oferecem serviços de crédito sem taxas ou com taxas bastante amigáveis.

E para quem gosta de viajar, também é bacana pesquisar os serviços de milhas e aproveitar para economizar ainda mais. O importante aqui é ser sábio e não transformar o cartão de crédito em um inimigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s