A citação de hoje foi retirada de um livro que é leitura obrigatória para estimular reflexões e ter um momento prazeroso de cultura: 1984.

O romance distópico foi escrito por George Orwell em 1948 e narra a história de Winston, habitante de Oceania e responsável por mascarar as falhas e injustiças do Partido.

Particularmente, romances distópicos e contos sobre distúrbios cognitivos e psiquiátricos estão entre minhas leituras favoritas. Primeiro por plantarem a semente do questionamento e da atitude, nos levando ao desejo de ser contracíclico e não “deixar a vida nos levar” sem coletarmos informações sob diversas perspectivas até que possamos tomar decisões que nos façam vencer as limitações do sistema, começando com um esforço individual.

“Enquanto eles não se conscientizarem, não serão rebeldes autênticos e, enquanto não se rebelarem, não têm como se conscientizar.”

George Orwell

Em um mundo onde pensar é rebeldia, questionar a dura opressão e se manisfestar é o início de uma guerra.

Por mais que o mundo distópico pareça distante da realidade, assim como em O conto da Aia, podemos trazer tudo o que aprendemos com a leitura para a nossa realidade. Afinal, conhecemos a necessidade de lutar por direitos, de questionar e cobrar daqueles que exercem um papel de liderança.

Temos que desempenhar um esforço ativo para que a correnteza não nos arraste.

Deixada a reflexão, gostaria de deixar mais uma citação que essa me faz lembrar:

Who watches the Watchman?

Afinal, quem controla quem nos controla? Devemos ser nós mesmos.

2 comentários em “The Big Brother is watching you!

  1. Acho que a maior lição de 1984 é que não existe herói, não existe mocinho. O poder corrompe até ao maior dos Anjos. E a História, para quem a controla, não passa de ‘dates’, ‘ints’ e ‘strings’; dados facilmente modificáveis. E aqui que entra o cidadão, como o texto incita, como Watchmen. Esse é o dever de cada um.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s