O que não falta hoje nas nossas vidas são interrupções. E-mail chegando, notificações de celulares ou pessoas chamando podem impactar drasticamente a nossa produtividade nos estudos e no trabalho. Muitas vezes chegamos ao final do dia achando que não fizemos nada, ficamos exaustos só de pensar que no dia seguinte tudo irá se repetir… Hoje vamos ensinar uma técnica que pode ajudar a manter o foco e aumentar sua produtividade, deixando aquela boa sensação de dever cumprido no final do dia.

A “Técnica pomodoro” visa aumentar a produtividade através de períodos de foco total intercalado por pequenos intervalos de descanso. E quando digo foco total, é foco total mesmo. Sem interrupções, sem olhar celular, e-mail ou notícias.

O criador da técnica, o italiano Francesco Cirillo, estava sofrendo de falta com a falta de foco nos estudos da Universidade e teve a ideia de usar aqueles cronômetros de cozinha em formato de tomate para cronometrar o intervalo de 25 minutos (chamado de “pomodoro”) de dedicação total nos estudos, alternado por pequenos períodos de descanso. Afinal, é mais fácil manter-se focado por 25 minutos do que por 3 horas direto.

Ele observou que desta maneira conseguia ser muito mais produtivo nos seus estudos e publicou sua técnica em 1992. Hoje existem até aplicativos e sites dedicados para utilização da técnica disponíveis para qualquer um usar.

Para usá-la, é necessário ter três ferramentas:

  1. Um cronômetro: Pode ser celular, site, relógio, timer, etc., para contar os 25 minutos;
  2. Pausas: Do mesmo jeito que o período produtivo é importante, as pausas também são. A técnica prevê pausas de 5 minutos entre os pomodoro. E pausas maiores, de 15 a 30 minutos, podem ser feitas a cada 4 pomodoro. Além disso, elas te deixam motivado a executar a tarefa, afinal um período de descanso e relaxamento sempre estará logo ali;
  3. Uma lista de atividades: A técnica prevê que você seja capaz de planejar e destrinchar uma série de atividades a serem concluídas e estimar o tempo dedicado para conclusão de cada uma delas. Não seria muito adequado listar a tarefa “Estudar” e estimar 4h. Seria mais interessante quebrar a tarefa em menores, de 25 a 100 minutos.

A técnica funciona de acordo com o passo-a-passo a seguir:

  1. Fazer a lista das atividades pendentes no dia;
  2. Programar o cronômetro para 25 minutos;
  3. Escolher a primeira tarefa a ser executada;
  4. Executar a tarefa escolhida por 25 minutos sem interrupções. Se alguma distração surgir, anotá-la e voltar o foco para a tarefa;
  5. Quando o cronômetro terminar, marque um X (ou risque) na tarefa
  6. Iniciar os 5 minutos de pausa e relaxamento (tomar uma água ou café, alongar, etc.);
  7. A cada quatro atividades marcadas, fazer uma pausa de 15 a 30 minutos.

Você já deve ter notado que ela tem uma série de limitações, mas é possível contorná-las:

  • Se a atividade for concluída e o pomodoro ainda não acabou, aproveite para revisar, corrigir ou melhorar;
  • Caso ocorra alguma interrupção realmente importante, cancele o pomodoro e reinicie quando tiver resolvido a interrupção;
  • Essa técnica pode não ser indicada para atingir o estado de fluxo (ou “flow”), já que interrupções vão ocorrer a cada 25 minutos. Quer saber mais sobre o flow? Escute o segundo episódio do nosso podcast;
  • Atividades criativas, como escrever, pintar ou construir podem não ser muito bem feitas usando a técnica pomodoro. Às vezes, é necessário muito mais tempo para conseguir a “inspiração” para começar o trabalho.

Veja que ela é bem simples de ser executada. Se você trabalhar no computador, não precisa nem usar papel e lápis, basta procurar um site dedicado à técnica e começar a executar.

Eu costumo usá-la para estudos, não consigo ficar concentrado nos livros por muito tempo, minha mente começa a viajar demais, sempre preciso de uma pausa para descanso.

Tente aplicá-la no seu dia-a-dia, veja se está dando resultados e adapte-a à sua realidade, creio que ela vai te ajudar bastante no aumento da sua produtividade. Deixando aquela sensação de dever cumprido no final do seu dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s