A indicação de hoje é mais uma palestra TED. A psicóloga Sarah Vieira aborda um assunto que não é nada leve, mas merece seu lugar em nossas reflexões: o luto. Ela conduz uma meditação sobre o tema, e inicia questionando como podemos suportar o luto em um mundo que foge tanto da dor.

Em seus 10 pontos, ela procura caracterizar o luto como algo natural, com que precisamos lidar, influenciado pela cultura e ambiente, uma experiência viva. Além disso ela fala muito mais sobre a nossa muito complexa natureza diante da perda e da dor, e de como isso não é uma patologia, mas um conjunto de emoções.

Somos universos com possibilidades infinitas e precisamos lembrar de abraçar esses infinitos. Enquanto não encontramos o “fim”, quanto tempos perdemos com coisas que não são essenciais?

A todos que passaram ou não pelo luto, deixo a reflexão de que recordem a nossa finitude, e a importância de viver intensamente até as partes mais difíceis. Não podemos nos preparar para o fim, e cada um lidará com ele a sua maneira, e precisará lidar. Não importa quão “mal” a pessoa pareça estar lidando, não é necessário estar sempre no melhor estado de felicidade. Que cada segundo seja valorizado com suas particularidades e sua humanidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s