Quem não lembra das intermináveis aulas de Física e Química do colégio? Um quadro cheio de números, contas e letras gregas. A grande maioria das pessoas não gosta nem um pouco de lembrar. Passavam as aulas iguais ao rapaz da foto. Hoje vou te mostrar uma maneira bem legal de aprender algumas dessas matérias traumatizantes do colégio.

Quando eu era criança adorava ver “O Mundo de Beakman”, e de vez em quando ainda busco alguns episódios no Youtube em momentos de lazer e descanso simplesmente pela nostalgia. Quando a gente vai crescendo, vamos perdendo o interesse no colégio. Não vemos aplicação prática dos conhecimentos, estudamos por obrigação para passar na prova e perdemos o nosso brilho dos olhos e curiosidade para aprender.

Hoje venho trazer a dica de um canal de Ciência, chamado The Action Lab, que sempre traz uns experimentos bem interessantes. O apresentador, James, costuma começar os vídeos com a parte teórica do assunto a ser abordado e depois parte para um experimento, que muitas vezes envolve materiais encontrados em casa, provando a teoria que acabou de ensinar.

O vídeo abaixo traz o experimento que James faz na cozinha de casa mostrando como curvar a luz. A thumbnail exagera um pouco, mas ele realmente mostra no vídeo a luz de um laser sendo curvada (os vídeos são apenas em inglês).

O próximo vídeo mostra ele fervendo água apenas usando a energia gerada através do atrito.

Veja que o ensino de Ciência não precisa ser chato e cheio de contas, um pequeno tempo dedicado para teoria e um experimento fácil de fazer pode ser capaz de despertar a sua curiosidade. Sinta-se à vontade para ver outros vídeos do canal: veja um átomo no microscópio, aprenda sobre “buracos brancos”, descubra qual a velocidade que um vidro quebra e veja como explodir gelo usando apenas sódio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s