Motivação não é algo obtido através de alguém no topo de um palco gritando, dançando ou pulando. Motivação é adquirida quando você consegue fazer algo pensando em um bem maior, seja para você ou seja para outras pessoas. É a vontade de trabalhar duro e inteligente todos os dias para melhorar a qualidade de vida da sua família, é criar uma empresa pensando em impactar ou inovar algum mercado ou ainda trabalhar ajudando os mais necessitados.

Mesmo cada um tendo motivações diferentes, acredito que todos nós fazemos o que fazemos por dois motivos:

  • Fugir do medo;
  • Procurar o prazer.

Quando buscamos nossos interesses ou fugimos dos nossos medos, sempre nos empenhamos ao máximo, damos nosso suor e lágrimas, buscamos um jeito de dar certo mesmo quando tudo parece estar perdido. Isso se chama motivação. Não é um traço pessoal, que uns têm e outros não, tampouco está relacionada à preguiça, pois uma pessoa pode passar um dia inteiro lendo um livro que gosta mas não conseguir estudar mais de uma hora para uma prova.

Em 1954, o psicólogo estadunidense Abraham H. Maslow publicou uma sintetização de todas as suas pesquisas a respeito da motivação. Ele desenhou uma hierarquia das necessidades humanas organizadas em cinco níveis de uma pirâmide, na qual os dois primeiros níveis são de necessidades básicas e os três níveis superiores representam as necessidades de crescimento. Veja a imagem abaixo:

Pirâmide de Maslow: o que é e por que você precisa conhecê la
Os cinco níveis das necessidades humanas, segundo Maslow. (Fonte: Opinion Box)

De acordo com Maslow, o indivíduo luta para se manter no seu nível atual ou para subir para o nível imediatamente acima, dependendo da situação de vida de cada um. Porém, para subir de nível, o indivíduo deverá satisfazer completamente seu nível atual. Ele acreditava que todos somos motivados fundamentalmente pelas realizações pessoais (autorrealização), portanto, este é o último nível da pirâmide. Conheça agora os detalhes de cada um dos níveis:

  • Nível 1 – Fisiologia: Está relacionado com as necessidades básicas do ser humano, como: alimentação, higiene, roupas e água. Além das necessidades de dormir, fazer necessidades fisiológicas e evitar dor. Basicamente, é o nível básico de sobrevivência de todos os animais no planeta.
  • Nível 2 – Segurança: Necessidade de proteção contra ameaças. Essa segurança inclui: estabilidade profissional, casa, plano de aposentadoria, proteção contra danos. Está ligada aos medos e ansiedades de todo ser humano.
  • Nível 3 – Social: O primeiro nível de conhecimento corresponde às necessidades do ser humano de se relacionar, ter amigos e procurar alguém para amar. É suprida através da formação de uma família, entrar em uma comunidade religiosa ou ser membro de um clube.
  • Nível 4 – Estima: Aqui está representado o desejo do ser humano de ser respeitado, prestigiado e reconhecido pelas outras pessoas e não se sentir ridicularizado ou forçado a fazer coisas que não gosta. Entre os alicerces da autoestima estão o respeito das outras pessoas.
  • Nível 5 – Autorrealização: É a atitude ideal perante o trabalho e a vida pessoal. Segundo Maslow, é o desejo de alcançar tudo que um indivíduo almeja e ser a melhor versão do eu. Cada um tem seus próprios propósitos pessoais, dentre eles: procurar a felicidade, ajudar o próximo, ser um bom pai ou mãe.

Veja que cada nível é uma “escala evolutiva”. Quando bebê, nossas necessidades são basicamente de alimentação, roupas, higiene e fisiológicas. À medida que vamos crescendo, as nossas necessidades vão subindo de nível. Infelizmente, pessoas em situação de extrema pobreza não têm condições de sair do primeiro nível. Se você se encaixa nos níveis superiores, já pensou em ajudá-las?

Essa teoria também é base de ferramentas de motivação usadas por empresas publicitárias em campanhas agressivas de marketing. Quer ver?

A propaganda tenta fazer uma conexão com o ouvinte através de uma dona de casa e falando de problemas que todos podemos ter em nossas casas (nível 2 da pirâmide) e que precisamos resolver o mais rápido possível e, como pouca gente se prepara para emergências, ela chama alguém com autoridade no assunto para falar como é bom fazer um empréstimo nesse banco para satisfazer as necessidades de quem está nesse nível. Vejamos mais um exemplo:

Veja que os resultados obtidos pelas pessoas que usaram este serviço são bem parecidos com os da pirâmide: carreira, família e autoestima. Os responsáveis por esse tipo de propaganda sabem exatamente as necessidades do seu público alvo na pirâmide de Maslow e todo o trabalho é feito para mostrar que o produto ou serviço irá suprí-las para poderem satisfazer as condições do nível atual e subir para o próximo.

Agora que você conhece os níveis das necessidades humanas, aproveite e descubra em qual nível você está e o que precisa fazer para subir para o nível imediatamente acima. Reflita também se o seu objetivo final é a autorrealização. Será que Maslow estava correto, a maior necessidade das nossas vidas é a autorrealização?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s