Semana passada recomendamos uma palestra do psicólogo Adam Alter que fala sobre como as telas estão nos deixando sem tempo à medida que os anos estão passando. Também já sugerimos que você se perguntasse “Como posso ter tempo?” quando estiver diante de algum desafio. Hoje vamos te mostrar uma técnica que você pode utilizar para descobrir onde está o seu tempo livre.

A técnica é chamada de “Técnica dos 48 quadrados”, aprendi com o Ícaro de Carvalho e será necessário apenas de uma folha de papel e uma caneta para usá-la. Você só precisa pegar a folha de papel e desenhar 24 pares quadrados, cada um representa uma hora do seu dia. Desenhando em pares, vai ajudar na visualização das horas do dia.

Logo de cara já marque os quadrados que você está dormindo, trabalhando e comendo. O tempo que restou é o espaço em branco que Adam Alter comenta na palestra. Neste tempo, você ainda pode riscar outras atividades necessárias para a sua vida: fazer feira, academia, inglês, esportes, estudo, atividades com filhos, etc.

Os poucos quadrados restantes são suficientes para realizar atividades que você poderia estar procrastinando por achar que não tem tempo, como: ler mais livros, assistir aulas, aprender outro idioma, fazer atividades de lazer ou hobby.

Lendo apenas meia hora por dia, você poderá ler quase 4.500 páginas em um ano.

Veja um exemplo de uso desta técnica na imagem abaixo:

Screen Shot 2019-04-14 at 15.37.48.png

Esse é, de maneira geral, um dia normal meu de trabalho, academia e estudos. Veja que ainda sobram 5 quadrados (2 horas e meia) por dia para fazer qualquer coisa que eu queria mesmo após trabalhar e passar boa parte da noite estudando.

Se não sobrou absolutamente nenhum quadrado em branco na sua agenda, evite tomar uma atitude passiva sobre sua realidade, você pode começar acordando meia hora mais cedo para ler, estudar, escrever um livro ou aproveitar o tempo no trânsito, ou comer mais rápido, etc.

Lembre-se: Fazer isso sem propósito não tem sentido nenhum. Só considere fazer os sacrifícios acima se deseja fazer algo e realmente está sem tempo.

No meu caso, eu estudo boa parte da noite nos dia de semana (e manhãs nos finais de semana), mas sei que isso é temporário. Invisto provisoriamente meu tempo estudando por mais horas em troca de um diploma de pós-graduação que irei carregar o resto da minha vida.

Busque esse(s) quadrado(s) em branco no seu dia. Com apenas meia hora livre só para você, já será possível cumprir uma enorme variedade de atividades, inclusive aquelas que prometemos começar no início do ano. Utilize a organização do tempo a seu favor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s