A recomendação de hoje é mais uma palestra TED. Desta vez sobre como as telas (celular, computadores, etc.) estão nos deixando com menos tempo para nós mesmos e menos felizes.

O psicólogo, professor e pesquisador Adam Alter estuda como nossos dispositivos são cada vez mais responsáveis por nos deixar sem tempo. Veja um dos resultados da sua pesquisa na imagem abaixo comparando como usamos nosso tempo em 2007, 2015 e 2017

Screen Shot 2019-04-07 at 10.03.01.png

Ele afirmou que o tempo em que dormimos não sofreu tantas variações ao longo do tempo, mesmo que o senso comum diga o contrário. O tempo no trabalho também não sofreu grandes alterações, tampouco o tempo se alimentando e fazendo outras atividades básicas de sobrevivência. O espaço em branco na imagem acima mostra o tempo livre que nós temos no nosso dia comum de trabalho. É nesse tempo que fazemos o que nos torna únicos, que passamos com a família e amigos, que fazemos nossas atividades de lazer e aprimoramento de nossas habilidades.

Esse espaço em branco é o que nós lembramos quando estamos perto de morrer.

À medida em que os anos se passaram, esse espaço foi ocupado pelo que é chamado de screen time (tempo de tela, em vermelho na imagem). E hoje em dia, quase não usamos nosso tempo para fazer aquilo que realmente importa nas nossas vidas, ficamos reféns das mais inteligentes artimanhas que as redes sociais, sites de notícias e outras aplicações criam para simplesmente não termos como desgrudar da tela.

A palestra dura apenas 10 minutos, separe um tempo no seu almoço ou intervalo entre aulas para assistí-la. O palestrante mostra esse motivo que não conseguimos desgrudar da tela e também algumas soluções criativas que empresas usam para forçar seus empregados a pararem de trabalhar (isso mesmo) com o intuito de irem viver suas vidas.

Clique aqui para assistir à palestra diretamente no site do TED. Legendas em português podem ser configuradas.

Semana que vem, mostraremos uma técnica para você descobrir onde está seu espaço em branco, será uma grande ajuda para você organizar seu tempo e descobrir que você tem, pelo menos, meia hora livre todos os dias para investir em você mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s