Quando falamos de autodesenvolvimento temos que falar sobre mindset. Ao ter um mindset de crescimento, você institui na sua mente que é possível atingir seus objetivos com planejamento, treino, dedicação e estudo. Hoje eu vou te mostrar uma das maneiras para começar desenvolver esta habilidade, e você poderá começar a aplicá-la hoje mesmo!

Normalmente, as nossas desculpas giram em torno destas três crenças limitantes quando estamos diante de algum desafio:

  1. Eu não tenho tempo;
  2. Eu não tenho dinheiro;
  3. Eu não sei como fazer.

Vamos aprender inglês? Eu não tenho tempo.

Quer se mudar para uma casa maior? Eu não tenho dinheiro.

Você investe seu dinheiro? Eu não sei como fazer.

Recentemente, fizemos um stories no nosso Instagram perguntando aos nossos seguidores o que os impedia de investir. A grande maioria das respostas estava relacionada à falta de dinheiro.

Ao dar uma resposta passiva e negativa, você está bloqueando qualquer tentativa de debate ou reflexão dentro da sua cabeça ou com outras pessoas. Ao dizer que não tem dinheiro/tempo/conhecimento, a única coisa que posso te responder é “ok”, sigo a minha vida e você segue a sua. Essa resposta automática já está na ponta da língua, isso não te faz ponderar sobre a situação, não te provoca a melhorar, gerando uma acomodação e, consequentemente, uma estagnação.

Ao fazer uma pequena mudança nas respostas, já será possível fomentar uma autorreflexão. Essa técnica não vai te demandar tempo, nem conhecimento, nem esforço e nem dinheiro, hoje mesmo você já pode começar a aplicá-la.

As pessoas com mentalidade de crescimento não respondem a esses desafios com afirmações, e sim com questões:

  1. Como posso ter tempo?
  2. Como posso ter dinheiro?
  3. Como posso aprender?

Vamos aprender inglês? Como eu posso ter tempo?

Quer se mudar para uma casa maior? Como eu posso ter dinheiro?

Você investe seu dinheiro? Como eu posso aprender?

Encarar desafios com uma pergunta vai te abrir possibilidades, vai permitir uma análise da situação. Diferentemente da afirmação, que tolhe seu pensamento e te deixa imobilizado e conformado com a situação atual da vida.

Se você, leitor, foi um dos seguidores que afirmou que não tem dinheiro no nosso Instagram, o que você fez para mudar a situação desde a sua resposta até hoje? Não fique triste e nem se sinta culpado caso não tenha conseguido fazer nada! Nós fomos condicionados durante toda a vida, da escola à universidade, a ser punidos quando erramos, e muitas vezes passamos todo esse tempo nos escondendo, com medo de errar, das notas baixas, da vergonha e da irritação dos colegas querendo que a aula avance para ir logo para casa.

No entanto, a vida pode recompensar quem erra, quem aprende com as experiências e quem ousa. O erro é a fonte do aprendizado, e só erra quem tenta. Ao aplicar essa mudança no seu mindset, você será condicionado a agir. Com certeza você vai começar errando, assim como todas as outras pessoas que já existiram e vão existir erraram. Mas use esse erro como recompensa para melhorar. Acredite: é melhor errar enquanto ainda é cedo.

Então, se você não tem dinheiro para investir, se pergunte “Como eu posso ter dinheiro?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s