O “Pálido ponto azul” (traduzido de “Pale blue dot”) é o nome de uma fotografia da Terra tirada pela sonda Voyager 1 no dia 14 de Fevereiro de 1990. Mas não é uma foto comum, foi tirada quando a sonda estava a, aproximadamente, 6 bilhões de quilômetros do nosso planeta.

A imagem em questão só foi tirada após a NASA (Agência Espacial Norte Americana) acatar um pedido de Carl Sagan, astrônomo, astrofísico, autor, cosmologista, astrobiólogo, cientista espacial, cientista planetário e apresentador. A agência comandou que a sonda virasse para a Terra logo após passar por Saturno (o projeto Voyager contava com duas sondas capazes de sair do sistema solar, ambas estão flutuando e se comunicando com bases da NASA por aí até hoje).

A foto em si não tem nenhum fim científico, mas poderia mostrar, segundo o astrofísico, uma perspectiva do nosso lugar na vastidão do universo. O resultado é este:

PaleBlueDot.jpg
Vivemos nesse pixel destacado pelo círculo azul. (Imagem: NASA)

Em 1994, Carl Sagan apresentou em uma aula pública na Universidade Cornell essa imagem e compartilhou suas reflexões com a audiência (ele também escreveu um livro com o mesmo nome da foto). O vídeo abaixo mostra, com legendas em português, o próprio Sagan falando seus pensamentos:

Ou, se você quiser escutar esta fantástica edição com narração de Guilherme Briggs (dublador), veja o vídeo abaixo:

Vou deixar você refletir por si mesmo sobre a aula.

Até amanhã, porque teremos podcast novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s