A citação de hoje foi retirada do livro autobiográfico da psiquiatra Elizabeth Kübler-Ross, nascida na Suíça, que voluntariou-se para ajudar os sobreviventes de uma Polônia devastada pela guerra, chegando até mesmo a entrar em um campo de concentração. Migrou para o Estados Unidos para estudar Medicina, onde foi uma das pioneiras no estudo de quase-morte.

Ela usa o livro Roda da Vida para compartilhar alguns ensinamentos que aprendeu após acompanhar pacientes em estado terminal por causa das mais variadas doenças e síndromes. O leitor terá a oportunidade de se emocionar com histórias de crianças que realizaram seus sonhos antes de partir, de pessoas que encontraram o sentido da sua vida após descobrir uma doença terminal e podemos ver o quanto não estamos aproveitando ao máximo o nosso limitado e curto tempo na Terra.

Em uma determinada passagem no livro, após contar alguns casos que presenciou, ela nos presenteia com esse trecho:

Viva de tal modo que, ao olhar para trás, não se arrependa de ter desperdiçado sua vida.

Viva de tal modo que não se arrependa do que fez ou não deseje ter agido de outra forma.

Viva uma vida digna e plena.

Viva.

Nada como aprender isso de uma médica que escutou, literalmente, centenas de lamentações de pessoas que não podiam nem se levantar de um leito hospitalar, que sabiam que em alguns dias existiriam apenas em memórias. Pessoas que tinham profundos arrependimentos na vida, que não realizaram o que queriam por pressão da sociedade, que deixaram de amar familiares e amigos por brigas sem sentido. E também aqueles que finalmente puderam partir em paz após ter seus últimos desejos atendidos, desejos tão simples quanto apenas ir para casa.

Nessa semana, teremos postagens que falam sobre aproveitamento da nossa existência, de pressões sociais que sofremos e não nos deixa fazer o que sonhamos, além de destruir o mito de que poupadores não se divertem e nem desfrutam da vida.

Até amanhã!

2 comentários em “Viva plena e dignamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s