Como ser uma pessoa introvertida, quieta e tímida em uma época que mostramos ao mundo até o prato que comemos? Nunca se falou tanto de networking e escritórios em conceito aberto, mas como os tímidos podem fazer a sua própria rede de relacionamentos e trabalhar sozinhos nesses ambientes “agressivos” de pessoas expansivas e comunicativas? Susan Cain, escritora e palestrante, pode nos ajudar a achar a resposta.

Vivemos em um mundo que tem um viés extrovertido, falamos da importância de networking e trabalho em grupo na nossa vida profissional, postamos fotos das nossas férias em redes sociais, gravamos vídeos e postamos ideias que estão disponíveis para 4,2 bilhões de pessoas via internet. Susan Cain afirma que metade da população pode não ser assim, ela afirma que os introvertidos hoje estão com status parecido com a das mulheres nos anos 1950 e 1960, estão lá, mas não tem os mesmos “direitos” que o extrovertidos e são esquecidos pelas tendências sociais.

A própria Susan tinha um medo irracional de falar publicamente, porém, após passar 7 anos escrevendo seu livro, ela precisou promovê-lo em palestras. Hoje, a palestra dela no TED é a 12º mais vista de todos os tempos.

Ela abre uma apresentação falando de uma experiência de um “summer camp” (uma espécie de colônia de férias americana) e como a sua personalidade introvertida não se encaixava nos gritos de torcida e ambiente de festas, ela queria apenas o seu espaço e privacidade para ler. Comenta também como introvertidos sofrem para se adequar a esses e outros ambientes ao longo da vida e fala a diferença entre timidez e introspecção.

Veja abaixo, é possível configurar legendas em português:

Esse outro vídeo mostra uma entrevista de Susan Cain falando um pouco mais da sua história, comenta algumas passagens do seu livro, “O Poder dos Quietos” (confesso que ainda não li) e também outras pressões sociais que os introvertidos sofrem. Vale a pena ver, e tem legendas em inglês disponíveis:

Você se define como uma pessoa introvertida? Se identificou com os problemas que Susan menciona na palestra e na entrevista? Já sofreu pressão e críticas por causa de comportamentos introspectivos?

2 comentários em “O poder dos introvertidos

  1. Muito bom. Ainda não tinha visto esses vídeos da Susan falando um pouco mais sobre a temática, mas já li seu livro. Uma abordagem bem interessante para entendermos melhor o que eh ser introvertido, tímido e extrovertido. E que cada personalidade tem suas peculiaridades e habilidades. Um ótimo livro para mostrar e nos fazer entender que cada personalidade se sente mais confortável em determinado tipo de ambientes e estímulos e aproveitar esse conhecimento para potencializar nossas capacidades e não negar nosso estilo de vida. O título pode induzir que é um livro para introvertidos mas acredito que é igualmente importante e recomendável para todos os tipos de perfis pois precisamos saber lidar com nossas diferenças. Parabéns pelo blog pessoa. Tem sido bem proveitoso dedicar um tempo para ler seus artigos. E caso um dia queira ler o livro, pode me pedir emprestado que o tenho!

    Curtir

    1. Olá, Pedro. Muito obrigado por ter falado mais sobre o livro! Saber lidar, e respeitar, nossas diferenças é fundamental, não falando apenas de ser introvertido ou extrovertido. Obrigado mais uma vez pelo apoio!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s