Fracasso é comumente definido como o contrário de sucesso. Para definir o fracasso, é importante que exista uma definição clara sobre o que significa sucesso para você. Tipicamente, o nosso entendimento de sucesso começa com três fatores: admiração, aprovação e remuneração. Definido dessa forma, é esperado que, conquistando esses três fatores, o sucesso seja fonte de felicidade e satisfação. Então, por que felicidade e satisfação não são a definição do sucesso? Sendo assim, o fracasso poderia ser o oposto disso.

A maioria de nós cresce pensando de uma das seguintes formas: “Não devo tentar abraçar o mundo” ou “Sou capaz de abraçar o mundo se eu me esforçar”. Entre as pessoas que pensam da segunda forma, ainda há uma divisão: as pessoas que têm uma ideia medíocre sobre o que é abraçar o mundo e as que entenderam o que é conquistar grandes coisas. As primeiras acabam se sentindo tão fracassadas quanto as que acham que não devem nem tentar. Geralmente isso acontece porque há muitas formas de obter sucesso, mas tentar agradar todo mundo não é uma delas. Ser admirado e buscar aprovação pode ser mais cansativo e restrito do que verdadeiramente satisfatório.

Primeiro, porque as pessoas são diversas e admiram coisas variadas, a unanimidade é algo raríssimo nesse ponto. A aprovação delas depende de seus respectivos princípios, crenças, experiências anteriores e do momento. Segundo, porque quando os outros depositam em você as próprias expectativas e o peso de achar realizações em você, carregam uma responsabilidade muito grande que, na maioria das vezes, não conseguem compreender. Lembre-se, eles não irão lidar com o ônus do estilo de vida que julgam certo para você, então trilhe o caminho que você está disposto a trilhar.

Por último, a remuneração pode vir de muitas coisas, inclusive coisas que você detestaria fazer. Em uma perspectiva geral, quando se imagina o sucesso, geralmente você visualiza um cenário ideal, sem entender que o sucesso começa muito antes de chegar ali, nas escolhas que você irá tomar esse ano, essa semana e daqui a 10 minutos. Mas o mais importante disso é que ninguém precisa estar em uma das classificações para sempre. O mindset é a rocha matriz de tudo que você faz na vida, e modificá-lo para melhor é parte do caminho de sucesso.

Uma boa forma de compreender o sucesso é não aproximando seu sentido de felicidade ou sacrifício, porque o sucesso tem uma pitada bem equilibrada de ambos. Uma rotina puxada em um trabalho que você ama, ou resultados satisfatórios que fazem você se esforçar mesmo em algo que não agrada muito, ambos são exemplos de sucesso, e há muitos outros. E ele não está em um ponto repentino do futuro, está em cada dia que você organiza melhor sua rotina e seus hábitos, cumpre suas tarefas, melhora seus relacionamentos, aprende algo novo e muito mais. Por trás de toda história de sucesso há muitas lições de pequenos, e enormes, fracassos ultrapassados, e principalmente de momentos em que as pessoas se deram conta do que deviam deixar para trás.

Portanto, antes de criar metas é sempre importante mapear seus medos. Não adianta visualizar onde quer chegar estando com medo de dar um dos passos da caminhada. Depois disso, você deve compreender o que pode acontecer se você enfrentar aquele medo. Tim Ferriss, que é uma das fontes de inspiração para muitas de nossas postagens, define o risco como: a probabilidade de um resultado negativo irreparável acontecer, assim, dado que pouquíssima coisa oferece risco, ir em frente torna-se mais fácil. Então se pergunte, “que danos irreparáveis poderiam acontecer se…?” e tenha abertura para cair, se reerguer e persistir, pois encarar o fracasso e fazê-lo significar experiência é o ponto inicial do sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s