Conheci esta frase após Flávio Augusto usá-la constantemente em entrevistas e podcasts. O que ele quer dizer é: não importa seu emprego, sua situação de vida, sua conta bancária, seu curso superior ou sua pós-graduação, tudo está passível de ruir, nada dura para sempre. Recentemente, ao terminar a leitura de um livro, me deparei com esta frase de maneira um pouco mais elaborada.

O livro em questão é o “Mentalidade Anticapitalista” de Ludwig von Mises. Um economista austríaco que fugiu para os Estados Unidos após a invasão do exército nazista ao seu país. Ele é uma das figuras mais notáveis de liberalismo econômico do século XX. Apesar de não ter sido reconhecido na época, hoje ele é uma das maiores referências desse pensamento econômico no mundo. Nesta obra, ele ataca veementemente pessoas que são contra o capitalismo e liberalismo econômico. Achei o livro um pouco repetitivo e muito idealizado, mas se você gostar do tema e do debate vale a leitura, são apenas 81 páginas.

O trecho é retirado do último capítulo do livro, chamado de ““Anticomunismo” Versus Capitalismo”:

Nunca e em lugar algum do universo existe estabilidade e imobilidade. Mudança e transformação são características essenciais da vida. Cada estado de coisas é passageiro; cada época é uma época de transição. Na vida humana nunca há calma e repouso. A vida é um processo e não a permanência no status quo. Ainda assim, a mente humana tem sempre a ilusão de uma existência imutável. O objetivo declarado de todos os movimentos utópicos é o de dar fim à história e de estabelecer uma calma final e permanente.

Veja que desde 1956, há pessoas que pregam a mudança, transformação, combate ao status quo, e defendem que nada é imutável, tudo está em constante mudança e que o indivíduo deve ser capaz de se adaptar, qualquer que seja a situação.

Mesmo que você tenha dinheiro, seja funcionário público, tenha um curso superior ou até pós-graduação, saiba que estabilidade não existe. Empresas quebram, funcionários públicos ficam sem receber salário, pessoas perdem tudo que ganham, seu conhecimento adquirido na Universidade fica rapidamente obsoleto.

Não importa sua carteira de ações, investimentos no Tesouro Direto ou CDB, taxas de juros mudam constantemente, bolsa de valores pode cair mais de 10% em um dia, inflação pode sair do controle e você pode ser substituído por um robô.

Tenha sempre isso em mente, a única constância no mundo é que tudo vai mudar. Seja sempre uma pessoa com mentalidade de adaptação, porque quando a hora chegar, você vai ter que se adaptar ou cairá na obsolescência.

Estabilidade não existe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s