Você acredita que nós nascemos com um conjunto fixo de habilidades já desenvolvidas ou que somos capazes de aprimorá-las apenas através de estudo e prática? Você acha que atletas como Michael Jordan nasceram com facilidade para esportes? Você acha que Steve Jobs já nasceu um CEO com grande foco em inovação?

A psicóloga, professora e pesquisadora Carol Dweck propôs que há dois tipos de mindset (conjunto de idéias e crenças que residem na sua mente): o fixo e o de crescimento. Pessoas com mindset fixo acreditam que são incapazes de desenvolver novas habilidades: dirigir um carro, tocar um instrumento musical, aprender um segundo idioma ou pintar um quadro, por exemplo, ou que já são boas o suficiente em outras sem esforço algum, casos do tipo: sou bom em matemática sem estudar, não preciso fazer mais nada, ou acha que uma pessoa já nasceu sabendo jogar futebol, e, por isso, ela tem uma vida muito fácil. Já as pessoas com mindset de crescimento acreditam que é possível desenvolver capacidades, novas ou não, simplesmente através de treino, estudo, esforço, prática e dedicação. Michael Jordan, citado em uma pergunta no início do texto, era um jogador que nunca deixou de treinar duro e com disciplina, o seu “talento” não era suficiente para ser um jogador de alta performance. Assim como Steve Jobs não nasceu sabendo tudo sobre vendas, interfaces gráficas de computadores pessoais, gestão de empresas e geração de valor para o cliente.

 

Diferenças entre os dois tipos de mindset. (Imagem retirada de Intelligence Hub)

Sempre que comento sobre este livro, gosto de compartilhar esse vídeo:

A pessoa do vídeo, Justin, conseguiu em 6 horas sair da absoluta falta de habilidade em fazer um backflip (cambalhota para trás) para conseguir pelo menos um perfeito apenas com treino, disciplina, resiliência e determinação. Destaco o trecho dito por ele logo após o feito:

Eu aprendi duas coisas: sua mente é o único obstáculo que te impede de fazer qualquer coisa que você deseja fazer, eu tenho capacidade física mas minha mente estava me impedindo, a outra é que tive que tirar a última coisa que não estava me deixando de voltar ao solo corretamente (o colchão para amortecer a queda).

No livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, a professora e pesquisadora detalha vários anos de experiência como pesquisadora desta área nas Universidades dos Estados Unidos, mostrando inúmeros exemplos de pessoas que mudaram a realidades delas apenas modificando o mindset: desde aquelas deram a volta por cima em notas baixas, até outras desenvolvendo novas habilidades para melhorar a vida profissional, por exemplo. Ela ainda reserva parte do livro para sanar dúvidas comuns feitas pelos alunos que também podem ser as suas após a leitura de algum capítulo do livro.

mindset

Atualmente esse é um dos meus livros favoritos, ele tem o poder de fazer você “virar a chave” na sua cabeça e mudar completamente a sua relação com o mundo apenas com o poder da sua mente, mudando a maneira que você encara a realidade. Como sempre pregamos no blog, é um importante passo para tomar o controle da sua vida e aprender que apenas você poderá mudar sua realidade. Para finalizar, destaco o excerto abaixo:

Malcom Gladwell, escritor e colaborador da revista New Yorker, sugeriu que nossa sociedade dá mais importância às realizações naturais, obtidas sem esforço, do que às que requerem diligência. Damos a nossos heróis qualidades super-humanas que inevitavelmente concorreram para sua grandeza. É como se Midori (violinista que começou a se apresentar aos 11 anos) já saísse do útero tocando seu violino, Michael Jordan driblando e Picasso pintando. Isso retrata fielmente o mindset fixo. E está por toda parte.

Até semana que vem!

Ah, o blog agora tem uma conta no Twitter. Segue a gente por lá, postamos conteúdo diariamente, @sovandoamassa

9 comentários em “Mudando a sua realidade com seu mindset

  1. Acho que nasci com o tal do mindset fixo, mas com o passar do tempo venho mudando meu jeito de pensar. Quando estava pagando cálculo pela terceira vez eu esbarrei num vídeo do Clovis de Barros Filho em que ele fala que todo mundo deve se desafiar a fazer coisas dificeis, as palavras dele naquele momento fizeram a chavinha mudar na minha cabeça, e hoje eu acreito de verdade na ideia de que qualquer um pode aparender e fazer qualquer coisa. Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hChN2CBr7TQ

    Curtir

    1. Excelente, Aparecido. A autora comenta no livro que o nosso tipo de mindset muda com o tempo. Ela afirma ainda que podemos ter mindset fixo para algumas áreas da vida e de crescimento em outras. Fazer coisas difíceis é uma maneira excelente de conhecer seu verdadeiro potencial.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s