Como é de praxe nesta época do ano, sempre listamos metas e objetivos para serem atingidos no ano seguinte. Infelizmente, muitos deles não sobrevivem até o carnaval. Certa vez, escutando Flávio Augusto, descobri que o dia da mentira não é 1º de Abril e sim 1º de Janeiro. Porém, em 2019 sua vida vai mudar.

Logo nos planejamos para perder peso, praticar atividades físicas, ler mais livros, viajar mais, enfim, realizar nossos sonhos, mas quase sempre esquecemos ou não cumprimos, inventando as mais variadas desculpas: não tenho tempo, é caro, acordei tarde, torrei tudo no shopping, não vou conseguir, é muito difícil, só para citar algumas.

Para evitar objetivos que não serão cumpridos, desculpas esfarrapadas e ansiedade, sugiro que você projete apenas um objetivo para 2019: assumir o controle da sua vida.

Pode parecer estranho, “Como assim assumir o controle da minha vida!? Eu mando em mim mesmo!” Será?

Conscientemente sabemos que somos os responsáveis por nossas vidas, mas se você refletir como chegou a um determinado ponto na sua vida e talvez encontre a resposta em fatores externos: “fiz esse curso porque não queria decepcionar meus pais”, “meu chefe me odeia e por isso não sou promovido”, “não tenho emprego porque o governo é muito ruim” ou “não vou à academia porque trabalho demais”. Costumamos colocar a culpa nas outras pessoas ou em fatores externos. Muitas vezes não assumimos as  responsabilidades em nossas escolhas.

Ser responsável por sua vida não significa apenas reconhecer os próprios defeitos, fracassos, mas também os sucessos e conquistas. Leia o techo abaixo retirado do livro “Como chegar ao sim com você mesmo” (William Ury):

Se a vida é uma peça teatral, talvez você não seja o autor, mas pode ser o diretor. Podemos atuar na peça como quisermos, representando o papel de vítimas do destino ou de construtores do futuro. Embora estejamos sujeitos a acidentes, cada um de nós é o protagonista, o ator principal do próprio enredo: nem sempre temos condições de determinar as circunstâncias, mas sempre somos capazes de escolher como reagir a elas.

Agora assista a este vídeo de pessoas que assumiram esse papel de construtores do futuro:

Está na hora de assumir suas responsabilidades, de se autoconhecer e autoliderar. Continuar dando desculpas, pondo a culpa nos outros ou no destino e ter preguiça e não vai te levar nada. Sua vida é o resultado das suas próprias escolhas, se você continuar jogando o jogo de várzea, vai ser um jogador de várzea. Fazer isso não vai ser fácil, você vai apanhar muito, mas se levantará e dará valor a cada pequena conquista conseguir na vida, pois foi fruto do seu trabalho, do seu suor e das suas lágrimas. Vamos ver o que nosso amigo Rocky acha disso:

Para finalizar, mais um trecho retirado do livro “Como chegar ao sim com você mesmo” (William Ury):

São o jogo da culpa e a falta de responsabilidade que nos mantêm aprisionados como vítimas. No momento em que reconhecemos que estamos numa prisão que nós mesmos criamos, desperdiçando uma energia valiosa no esforço de culpar os outros e a nós mesmos, as paredes e as grades começam a ruir e nós enfim nos libertamos. Somente quem é dono da própria vida pode viver em plenitude.

Gostaríamos de agradecer pelas leituras dos artigos, críticas, sugestões e mensagens de agradecimento. Não importa se temos uma dezena ou 1 milhão de leitores, contanto que nossos textos possam mudar a vida de uma só pessoa já estamos muito satisfeitos com todo o trabalho que tivemos de procurar temas, pesquisar, ler, ver vídeos e escrever cada uma das postagens. Ano que vem voltaremos à nossa programação normal, com postagens de segunda a quinta, a partir do dia 7 de janeiro. Já começamos a trabalhar em algumas novidades que também estarão disponíveis em janeiro, assim haverá mais uma forma de trazer conteúdo para vocês.

Muito obrigado e boas festas a todos!

Um comentário em “2019 será o melhor ano da sua vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s