Aristóteles Onassis foi um bilionário turco (filho de pais gregos) dono de embarcações de carga e transportes. Chegou até mesmo a se casar, pelas motivações erradas, infelizmente (prestígio, fama internacional e mais poder), com Jacqueline Kennedy, viúva do presidente assassinado J. F. Kennedy.


Ele começou a trabalhar como telefonista na Argentina quando tinha 21 anos e estudava sobre mercado financeiro nas horas vagas. Conseguiu juntar dinheiro, abriu uma empresa de importação e exportação de tabaco e foi daí que criou sua fortuna. Em 1956, ele se tornou o homem mais rico do mundo, quando fundou a empresa de aviação civil Olympic Airways (depois vendida para o governo grego). A frase que gostaria de compartilhar hoje é a seguinte:
A partir de um certo ponto, o dinheiro deixa de ser o objetivo. O interessante é o jogo.” Aristóteles Onassis
Essa frase representa perfeitamente o jogo que os bilionários jogam (vamos considerar apenas os honestos). Eles não querem simplesmente ter mais dinheiro, o dinheiro que eles têm poderia bancar várias gerações no mais alto luxo. Eles querem a emoção do jogo, de fazer escolhas, de fracassar, de acertar, de se superar mais e mais, de descobrir um novo nicho, de inovar em algum mercado, de se atualizar, criar novas empresas do zero. Alguns usam seu tempo para ajudar outras pessoas fazendo trabalho voluntário, outros querem levar a humanidade a outros planetas. Essas pessoas estão tão acostumadas com essa realidade que perderiam seu propósito de vida se ficassem sem fazer absolutamente nada depois de certa idade, ou certa quantia no bolso. Para essas pessoas, a palavra “aposentadoria” não existe.

Jackie And Onassis Caption: 18th October 1968: Millionaire shipping magnate Aristotle Onassis (1906 - 1975) with his wife Jackie (Bouvier Kennedy, 1929 - 1994). (Photo by Central Press/Getty Images) Date created: 18 Oct 1968
Aristóteles Onassis e sua esposa Jacqueline Kennedy Onassis (foto retirada do site Belfast Telegraph)

Vamos ver quem são os cinco brasileiros mais ricos da atualidade:

  1. Joseph Safra, idade: 77 anos;
  2. Jorge Paulo Lemann, idade: 76 anos;
  3. Marcel Herrmann Telles, idade: 66 anos;
  4. Carlos Alberto Sicupira, idade: 68 anos;
  5. Eduardo Saverin, idade: 33 anos.

Com exceção do quinto colocado, que é um ponto fora da curva (co-fundador do Facebook aos 22 anos), todos os demais bilionários brasileiros são pessoas que estão “na idade de se aposentar”. Você acha que eles pararam de trabalhar? Com certeza não! Continuam à frente de suas empresas, tomando decisões, estudando, negociando aquisições e continuam jogando o jogo por prazer, não por dinheiro.

Ao se atingir um certo patamar de riqueza, o dinheiro vai para o segundo, ou até terceiro plano. O indivíduo começa a trabalhar por outros motivos, toma decisões a partir de outros critérios. Empresários podem ser mais agressivos, podem pensar em projetos sem o priorizar o lucro, buscando o prazer em ainda estar no jogo. Podem, inclusive, viver de uma maneira simples e realizar o sonho de viver tranquilamente.

E você, o que acredita que faria caso ganhar dinheiro não fosse mais uma prioridade na sua vida?

Amanhã veremos em um artigo o quadro atual da Educação Financeira no Brasil. Boa semana a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s